CAPELLA SANCTAE CRUCIS

CAPELLA SANCTAE CRUCIS é antes de mais um laboratório profissional de polifonia portuguesa. É a imagem sonora do trabalho de investigação de doutoramento levado a cabo pelo seu director artístico Tiago Simas Freire, desenvolvido em co-tutela internacional entre a Universidade de Coimbra, o CNSMD de Lyon (França) e a Universidade de Saint-Etienne (França). O agrupamento deve o seu nome à capela do mosteiro de Santa Cruz, de onde são provenientes os manuscritos musicais sobre os quais o cerne do seu trabalho é elaborado, contribuindo para a pesquisa sonora das origens do Barroco Musical Português, no seu contexto ibérico e europeu.

Este projecto visa estabelecer pontes entre a pesquisa teórica, musicológica e a busca de um resultado sonoro que reanime e justifique o valor dos tesouros ainda pouco conhecidos, tais como a actividade musical de um dos principais centros culturais portugueses durante os séculos XVI e XVII – o extinto mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Desde a sua criação em 2012, o agrupamento foi convidado a se apresentar em concerto em Coimbra (Portugal), em Lyon (França), em Riga (Letónia), no Festival « Pavia Barrocca » (Itália), no Festival « Sons Antigos a Sul » (Portugal), nos « Encontros de Música Antiga de Loulé » (Portugal), no Festival de Ambronay (França) e na “Cité de la Voix” (Vézelay, França).

Para além das residências na Capela da Universidade de Coimbra a convite do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, a CAPELLA SANCTAE CRUCIS beneficia em 2013 de residências “Jeunes Ensembles” no prestigiado CCR de Ambronay e no Centro de Música Antiga de Riga. Estas residências estão inseridas no programa Odyssée-Accr com o apoio do Ministério da Cultura e da Comunicação francês, projecto financiado com o apoio da Comissão europeia. O agrupamento foi ainda convidado para uma residência na Cité de la Voix em Dezembro de 2013 onde preparou e apresentou um programa inédito de Vésperas e de Matinas de Natal do mosteiro de Santa Cruz.

Durante os anos de 2014 e 2015, a CAPELLA SANCTAE CRUCIS  será o ensemble residente da Universidade de Coimbra.
Em 2014 o agrupamento estará novamente em residência artística no CCR de Ambronay.

 

Logotipo_CSC

Anúncios