PUBLICAÇÕES

O projecto Mundos e Fundos. Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais assenta num trabalho de investigação científica próxima dos textos primários, de leitura multidisciplinar, de gestação lenta e cuidada. Só após um trabalho desta natureza, afinado através da filologia e da prática, é que surge a necessidade, essencial, de comunicar, aos pares e ao público em geral, os resultados obtidos. A Série Mundos e Fundos é uma resposta, entre outras, a essa necessidade.

É nossa convicção existir uma urgência em valorizar o texto musical através de uma maior acessibilidade. Desde logo, procurar disponibilizar um conjunto mais alargado de edições críticas do vasto espólio musical hoje conservado nos nossos arquivos e bibliotecas. Mas sobretudo sentimos grande necessidade de uma transmissão do texto musical que garanta uma recepção mais abrangente sem prejuízo do rigor científico.

Em suma, procurando sempre conciliar com uma apresentação graficamente cuidada, a Série Mundos e Fundos almeja assentar no ambicioso equilíbrio entre o estudo filológico e a prática musical.

José ABREU
Paulo ESTUDANTE
Universidade de Coimbra

 

Série Mundos e Fundos, Imprensa da Universidade de Coimbra
I – Duarte Lobo, Opuscula, 1602

  • Vol. I.1, Responsórios de Natal a 4vv
  • Vol. I.2, Responsórios de Natal a 8vv  (no prelo)
  • Vol. I.3, Missa de Natal e quatro Antífonas Marianas a 8vv  (no prelo)
  • Vol. I.4, Compêndio crítico  (no prelo)

 

 

Série Mundos e Fundos| Duarte Lobo, Opuscula, Vol. I.1, Responsórios de Natal 4vv

CapaOpuscula

Anúncios